Ad-Hoc - Como configurar uma rede wireless sem roteador

As redes Ad-Hoc são redes wireless que funcionam sem o auxílio de roteadores






Com o avanço tecnológico, hoje em dia temos vários equipamentos portáteis como: tablets, iPads, além é claro dos smartphones, iPhones, Blackberry e outros modelos de celulares. Mas estes equipamentos funcionam plenamente com suas configurações básicas, entretanto quando precisar conectar a uma rede de internet, então aí vem problema, como proceder?

Primeiramente se já possui um roteador wireless (sem fio) em casa com a configuração de IP dinâmico, ou seja, quando o dispositivo se conectar ao ponto de rede no mesmo instante já poderá acessar a internet sem requerer nenhuma configuração. Isto, certamente é um passo simples.

E se por acaso eu não tiver um roteador wireless, significa que eu não terei internet aberta no meu dispositivo?

Para esta pergunta temos uma solução simples, e ela se atende pelo nome de Ad-Hoc. Mas o que vem a ser Ad-Hoc.

Ad-Hoc é um tipo de configuração de rede que não necessita de um roteador wireless para operar, em modo de comparação seria como tivéssemos um cabo de rede que vem de um computador que tem internet para compartilhar com o micro que não tem. Em breve faremos um tutorial sobre isto.

O Ad-Hoc na realidade é usado como uma forma mais barata de ter uma rede sem fio, porém por ser simples, tem um ponto negativo, o seu alcance se limita apenas 9 metros. No entanto, 9 metros é uma boa distância.

Veja também como fazer seu notebook virar um roteador wireless, veja maiores detalhes em:




E agora, e a sua configuração?

Para sua configuração, primeiramente a conexão tem que ser cabeada, pois o micro receberá a internet via cabo e fornecerá sem fio. Em notebooks é relativamente simples, basta estar conectado no cabo e como já vem placa de rede sem fio é só compartilhar, já em desktops (computadores) é necessário comprar uma placa de rede wireless. Certificando-se que esteja tudo certo, partimos para o próximo passo.

Neste exemplo, estou usando o Sistema Operacional Windows 7, nos artigos relacionados colocarei para quem ainda utiliza Windows XP. 

No Windows 7 vá em Painel de Controle - Central de Rede e Compartilhamento.

Dentro da Central de Rede e Compartilhamento no painel ao lado esquerdo vá em Gerenciar redes sem fio. Assim escolha a opção Adicionar, conforme a figura abaixo;




Ao entrar escolha Criar Rede Ad-hoc e clique em Avançar. A seguir a opção Configurar uma rede Ad-hoc sem fio com os detalhes sobre a mesma. É só prosseguir clicando em Avançar.


Clique na imagem para ampliar.

A seguir vem a opção Nomear a sua rede e escolher opções de segurança. Nela colocamos o nome da rede, que é o nome que será exibido quando alguém enxergar a sua rede, logo abaixo na opção Tipo de Segurança, escolhi WPA2-Personal onde só quem tiver a chave de segurança que eu forneci poderá acessar a rede, mas você pode escolher como aberta também, fica livre escolha e na última opção Chave de Segurança, para quem escolheu WPA2-Personal ou WEP é só criar uma senha qualquer, vejam como ficou a minha configuração exemplo;



Pronto agora é só avançar e aparecerá a mensagem que a rede está pronta para uso. É só ir no botão Fechar.
Nesta etapa criamos a rede Ad-hoc, que agora está aguardando usuários para conectar.


Agora é só ir em Painel de Controle - Central de Rede e Compartilhamento. Entre na opção Alterar as configurações do adaptador. Clique com o botão direito em Conexão local e vá em Propriedades, na opção de Compartilhamento marque a primeira opção como  podem ver na imagem abaixo:




Pronto agora é só adicionar os dispositivos móveis de conexão a internet e testar a eficácia desta rede. Para complementar os estudos vejam o vídeo abaixo em que o Professor Ramos além de fazer a rede ad-hoc também faz o compartilhamento de arquivos e impressora, confira no vídeo abaixo:






Quaisquer dúvidas quanto a configuração, postem nos comentários para nós resolvermos. Abraços.

Compartilhe também :
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lucas Browser

Sobre o autor

Lucas Browser é graduando em Análise de Sistemas, blogueiro nas horas vagas e sempre ligado em tecnologia, para me conhecer melhor acesse a página de Perfil.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

O Lucas nao sei se essa é a seçao correta para pedir uma coisa mais td bem.
Faz um tutorial de como configurar uma rede só com aquele cabo azul. vlw

Tranquilo Salomão, fique no aguardo que vou preparar este grande tutorial com Cabo Crossover.

Postar um comentário