Como rodar o Ubuntu a partir de um CD?

Aprenda a fazer manutenções no micro através de um LiveCD do Ubuntu




Em muitas distros Linux é comum testarmos o sistema sem requerimento de instalação, para isso iniciamos todo o Sistema Operacional Linux a partir de um CD que é popularmente chamado de Live-CD. Você testa o produto sem instalação, fazendo tudo o que for necessário.



Pré Requisitos

Ter conhecimento técnico em manutenção de computadores.


Abordagem técnica

Na parte de manutenção é indispensável ter um CD do Linux, pois quando acontece algum problema no micro e então não entra no Sistema Operacional, utilizamos do LiveCD do Linux para fazer o backup dos arquivos e depois recuperar o sistema. Vejam que incrível!

Para este tutorial utilizaremos da distro Ubuntu, através de sua interface amigável será bem tranquilo manuseá-lo até para quem é inexperiente na área. Mas primeiro terá de adquirir o CD de instalação, lembrando que Linux é grátis. É lógico que não deixarei vocês na mão, para baixar o Linux Ubuntu atualizado clique em um dos links abaixo:


O arquivo vem em formato ISO, para isso será necessário queimá-lo em CD utilizando um software de gravação de arquivos. Recomendo o Nero.


Preparando o CD para iniciar

Depois de ter gravado o Ubuntu no CD, em breve postarei como utilizar o Nero para vários tipos de gravação, coloque-o no drive de DVD/CD de seu micro e reinicie o seu micro.

Depois de ter reiniciado pressione a tecla DELETE ou F2 do seu micro para entrar no SETUP do computador. Lá vamos alterar a ordem de boot, onde altera-se qual dispositivo iniciará primeiro.

Várias placas-mãe tem opções diferentes de Setup, vou tentar colocar o máximo de opções possíveis aqui. Vamos aos passos:

1 - Dentro do Setup localize a opção ADVANCED SETUP ou BOOT CONFIGURATION ou BOOT ou ainda BIOS FEATURES SETUP, abra esta opção.

2 - Agora vá a opção que estiver relacionada a BOOT DEVICE PRIORITY. Se não tiver com certeza já na etapa direta que é a seguinte:

1 st ou (First) Boot Device: CD/DVD
2 nd ou (Second) Boot Device : Hard Disk


Depois de ter feito estas alterações pressione F10 para salvá-las e seu Linux Ubuntu será carregado pelo CD. 

Depois de carregado abrirá a tela com as opções do Ubuntu, onde você escolhe o idioma para Português Brasil e a opção Experimentar Ubuntu, conforme a imagem abaixo:






Escolhida a opção Experimentar Ubuntu o seu Sistema Linux será agora rodado pelo CD, espere um pouco e será carregará o ubuntu como o seu sistema.


Fazendo a manutenção com o sistema Ubuntu

Agora estamos na área de trabalho do Ubuntu, conforme o tutorial iremos demonstrar como que faz um backup dos arquivos do Windows e você poderá conectar o seu Pendrive ou HD Externo para salvar os seus arquivos.


De início vá a opção Locais - Computador






Ao entrar na opção destacada, irão aparecer as pastas relacionadas ao disco local C: do micro, conforme a imagem abaixo:






Abra a opção destacada se for Windows XP, caso seja Windows 7 abra a opção Users. Assim apresentará a tela com os usuários do micro, escolha o usuário onde estão os arquivos a serem salvos:





Assim aparecerão todas as pastas do usuário selecionado:






Dentre as pastas destacamos:

Documents e Meus Documentos: relacionado a pasta Meus Documentos do Windows.
Desktop: Área de trabalho
Downloads: Seus downloads feitos.
Favorites: Seus sites salvos nos favoritos.
Pictures: Minhas Imagens do Windows 7.
Music: Minhas Músicas do Windows 7.

Se preferir, pode salvar todos também.

Para salvar é o mesmo procedimento do Windows (CTRL+C e CTRL+V), para localizar o Pendrive ou HD Externo é só clicar no menu Locais que aparecerá o nome do seu dispositivo para salvar.


Para complementar o uso do Ubuntu a partir de um LiveCD confira o artigo abaixo:


http://www.tecmundo.com.br/linux/4693-6-razoes-para-carregar-um-live-cd-do-ubuntu-sempre-na-bolsa.htm




Assim terminamos o nosso tutorial, se ficou alguma dúvida ou tiver alguma sugestão de tutoriais postem nos comentários.

Compartilhe também :
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lucas Browser

Sobre o autor

Lucas Browser é graduando em Análise de Sistemas, blogueiro nas horas vagas e sempre ligado em tecnologia, para me conhecer melhor acesse a página de Perfil.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Não vejo a hora de chega a aula de formatação.KKKKKKKKKK
Boa postagem como sempre.

Esta postagem é muito importante, todo técnico deve ter um CD do Linux em mãos, principalmente em situações como abordada neste tutorial.

Postar um comentário