Como tirar vírus do pen drive usando o Prompt de Comando

Com a portabilidade do pendrive tem disseminado muito a contaminação por arquivos maliciosos, os chamados malwares, somente de você plugar o seu pen drive em uma máquina contaminada, a proliferação é imediata através dos autoruns, que nada mais são do que os executáveis dos vírus.

Assim fica à mercê os seus arquivos correndo o risco de ficarem corrompidos e contaminados, pois quando plugares em outra máquina este passará a contaminação automaticamente para ela com apenas o ato de plugá-lo ao micro.





Este tutorial se baseia na busca por estes malfeitores em seus dispositivos removíveis, como vocês podem identificá-los, como também deletá-los através do Prompt de Comando do Windows, que é uma ferramenta derivada do antigo MS-DOS onde a sua utilização é através de uma tela preta com letras brancas.

Para entrar no Prompt de Comando pressione a combinação de teclas CTRL + R então abrirá a caixa de diálogo Executar, nele digite o seguinte comando:

CMD e depois pressione OK.

Assim abrirá esta tela.



Primeiramente certifique qual é a letra do seu pendrive, para verificar entre em Meu Computador e veja a letra que está associada ao nome do Pen Drive, em nosso exemplo é a letra F:

Depois de verificar a letra você precisará digitar este comando:

CD /D F:   depois pressione ENTER.

Veja que agora ficou somente o F: na linha debaixo, isso quer dizer que você entrou no pendrive e dentro dele digite este comando:

DIR /AH

Esse comando serve para verificarmos arquivos ocultos, ou seja, os códigos maliciosos agem em sua maioria das vezes de forma oculta, veja na imagem abaixo:



Olha que surpresa, vejam um arquivo oculto chamado virus.exe, calma galera isto é somente uma simulação, hehehehe... que foi criado no intuito do tutorial ganhar corpo. Continuando vejamos o arquivo virus.exe que está oculto, aí vai uma grande dica:

  • Todos os arquivos .exe ocultos são vírus, pois executáveis não foram feitos para rodar ocultamente;
  • Se encontrares também arquivos com extensão: .scr, .inf, .cmd, .com, .bat, .pif em seu pendrive também são malwares. 


Lembrem-se que este tutorial está se baseando na situação em um pendrive, não sendo necessário a aplicação em outros discos do micro, como disco local C:, onde há arquivos do sistema. Futuramente falarei mais sobre isso nos discos locais.

Então, agora você encontrou a ameaça e o que fazer?

Neste momento digite o seguinte comando contra a ameaça:

ATTRIB -S -H -R virus.exe  depois pressione ENTER



onde:

ATTRIB- Comando que muda o atributo do arquivo, por exemplo, de oculto para presente.
S - Arquivos do sistema
H - Oculto
R - Somente leitura

Nesta etapa ele visa mudar todo o atributo do arquivo para o estado presente, afim de facilitar a sua remoção, para tal utilize-se do seguinte comando:

DEL virus.exe /P /Q /A /F   pressione ENTER


Depois irá pedir para confirmar a exclusão, assim pressione S de Sim.


Onde:

Del - Comando de deleção do arquivo
/P - Solicita confirmação antes de excluir cada arquivo.
/Q - Modo silencioso, não pede confirmação para excluir.
/A - Seleciona arquivos a serem excluídos com base nos atributos.
/F - Modo forçado.


Pronto galera você acabou de remover um vírus de seu pendrive com sucesso, depois é só fechar o Prompt de Comando ou MS-DOS, se aparecerem mais, o procedimento é feito de um em um, devido aos arquivos terem várias extensões, dá para excluirmos todos de uma só vez aplicando o curinga *.* no lugar do nome do arquivo, mas use somente em casos de certeza, senão poderá perder alguns arquivos. 

Aqui foi mais um tutorial, quaisquer dúvidas com relação aos procedimentos tomados durante este tutorial, postem nos comentários.




Compartilhe também :
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lucas Browser

Sobre o autor

Lucas Browser é graduando em Análise de Sistemas, blogueiro nas horas vagas e sempre ligado em tecnologia, para me conhecer melhor acesse a página de Perfil.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário