Instalando o Ubuntu em Dual Boot com o Windows


Nas postagens anteriores onde conhecemos o Linux e também a sua versão Ubuntu que pode ser rodada a partir de um CD, nesta vamos aprender como instalar este maravilhoso distro que é o Ubuntu junto com qualquer versão do Windows, ou seja, você terá tanto a sua versão do Windows quanto a do Ubuntu juntas, isso se chama Dual Boot, onde ao você ligar o seu micro aparecerá qual versão quer iniciar. Como a imagem abaixo:




Todos imaginam que seja um método complicado de fazer, ao contrário do que pensam, é tão simples quanto a instalar o MSN de cada dia, rsrsrsrs. Além disso não há problemas com este tipo de instalação, ou seja, você não perderá nada, nenhum de seus arquivos. Podem fazer tranquilos este passo a passo.

Então vamos lá dar início a este tutorial. Primeiro é importante que vocês tenham o CD do Ubuntu em mãos para realizar este procedimento, caso contrário leia este artigo.


Começando a instalação

Coloque o seu CD no seu computador e assim aparecerá a janela de Executar Wubi.ex, clique nesta opção e então surgirá esta nova janela, nela escolha Instalar dentro do Windows.




Após ter escolhido Instalar dentro do Windows, surgirá uma nova tela com as configurações de instalação onde:

Drive de instalação: Escolha em qual unidade deseja instalar, lembrando que deve ter espaço de 8 a 10 GB para a instalação, escolhi o Disco Local C:.

Tamanho de instalação: Especifique qual o tamanho a ser utilizado.

Ambiente de trabalho: Ubuntu

Idioma: Português

Nome do Usuário: O nome que você preferir colocar como usuário.

Senha: Escolha qual senha deseja colocar para o seu usuário.

Vejam como ficou o meu exemplo:




Depois das configurações, clique em Instalar, assim o Ubuntu fará as primeiras configurações conforme a imagem abaixo:




Ao término da execução, o sistema pedirá para você Reiniciar o seu computador ou Reiniciar Manualmente para que tenha tempo de salvar alguma coisa em aberto.




Depois de reiniciado, na hora da escolha do Sistema Operacional selecione Ubuntu. Assim não precisará fazer mais nada e deixe o Ubuntu completar a sua instalação este processo pode demorar dependendo do seu hardware. 

Depois de encerrada o processo de continuação da instalação ele reiniciará novamente o micro, então escolha Ubuntu, aparecerá a janela de Usuário e senha conforme colocado no início da instalação e pronto o seu Linux já instalado em modo Dual Boot com o Windows.


Posso desinstalar o Ubuntu mesmo que esteja em Dual Boot?

A resposta é sim, o processo de desinstalação é muito simples basta que você ao Painel de Controle do seu Windows que se dá pelo caminho (em nosso exemplo usamos o Windows 7): Iniciar - Painel de Controle - Programas e Recursos.




Vejam que a instalação está com o nome de Ubuntu e depois Desinstalar/Alterar. O processo é simples como de qualquer outro programa. Depois de desinstalado reinicie o seu micro e veja que não tem mais Dual Boot.


Este foi mais um tutorial sobre Linux, para complemento didático sugiro que leiam este tutorial:


Referências dadas à Ubuntu Dicas.


Quaisquer dúvidas ou sugestões coloquem nos comentários abaixo.

Compartilhe também :
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lucas Browser

Sobre o autor

Lucas Browser é graduando em Análise de Sistemas, blogueiro nas horas vagas e sempre ligado em tecnologia, para me conhecer melhor acesse a página de Perfil.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário