Linux - Por que usar?

Com a abrangência massiva e monopolizadora do Windows com várias versões de seus Sistemas Operacionais e contando com sua popularidade, outros sistemas operacionais ficam as escuras em que somente pequenos grupos o usam. Dentre eles, destacamos o Sistema Operacional GNU/Linux que tem em sua grande escala nos institutos públicos espalhados pelo país. Ano a ano vem fortalecendo e ganhando novos adeptos. Mas o que vem a ser linux?

Linux na realidade é um kernel de um sistema operacional de código aberto (livre) criado pelo finlandês Linus Torvalds em 1991, que atua em conjunto com outros programas denominados GNU, formando assim GNU/Linux. 


Mas o que é kernel?

Kernel é o coração de um sistema operacional, ou seja, é o núcleo central de um sistema. Para entender melhor o que é kernel, visite este artigo de Jorge Alberto Corso, clique aqui.

De acordo com o site Vivalinux, referência na área:

Muitos conhecem e divulgam o sistema operacional do pinguim apenas como Linux, porém o termo correto é GNU/Linux. Em palavras simplificadas, Linux é apenas o kernel do sistema operacional, ele depende de uma série de ferramentas para funcionar, a começar pelo programa usado para compilar seu código-fonte. Essas ferramentas são providas pelo projeto GNU, criado por Richard Stallman. 
Em outras palavras, o sistema operacional tratado neste documento é a união do kernel Linux com as ferramentas GNU, por isso o termo GNU/Linux. 

De primeira vista conhecemos o Linux através de suas distribuições ou distros, que são na realidade várias versões de um sistema, onde podemos destacar: Ubuntu, Mandriva, CentOS, Linux Educacional, entre outros milhares existentes.


Mas por que tanta distribuição?

É pelo fato do GNU/Linux ser um sistema de código aberto, diferente do Windows que é fechado, ou seja, qualquer usuário que tenha conhecimento poderá fazer a sua própria distribuição linux.

Assim sua distribuição é gratuita e vem acompanhado de inúmeros programas, enquanto no Windows além de você comprar a licença por um preço absurdo, você terá ainda de comprar outros programas, por isso que há tanta pirataria.

Por isso que ele é usado nas instituições públicas pelo fato de não precisar pagar licença de uso. Onde destacamos o Linux Educacional que é usado em escolas públicas de todo o país. Particularmente gosto muito do Ubuntu, é o meu preferido, pois suas funções são semelhantes ao Windows, não devendo em nada na distribuição da Microsoft.


Por que encontra resistência?

Vejo pelo lado da grande maioria dos usuários estarem acostumados a usar o Windows e temem que seus arquivos não possam funcionar em outro sistema.

Outros dizem pelo fato de ser complicado de mexer e que não trocaria o Windows por nada. Até mesmo o MacOS encontra esta resistência.

Recomendo ler este artigo


Enfim, a idéia deste post é introduzir a vocês do que se trata este Sistema Operacional, teremos muitos posts relacionados a esta área muito importante da informática. Para complementar os estudos vejam os links abaixo:


Compartilhe também :
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lucas Browser

Sobre o autor

Lucas Browser é graduando em Análise de Sistemas, blogueiro nas horas vagas e sempre ligado em tecnologia, para me conhecer melhor acesse a página de Perfil.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário