Segurança - Testando a eficiência do seu antivírus

Veja se seu antivírus é eficiente através do método EICAR

Com o passar dos anos as ameaças vão ficando cada vez mais frequentes, mas devemos nos preocupar muito com o nosso sistema de proteção. Particularmente uso o Avast Antivírus Gratuito como sistema de proteção, e posso dizer que estou bem satisfeito.

No entanto para saber se realmente o seu antivírus atende as suas expectativas, temos um método bem simples de realizar. Iremos utilizar do método EICAR que de acordo com o Wikipédia:


EICAR é um arquivo de 68 bytes que possui uma linha de caracteres, desenvolvido pelo Instituto Europeu para Pesquisa de Antivírus de Computador, é usado para testar a eficiência dos antivírus na detecção de vírus conhecidos sem qualquer risco ao computador. Usar o EICAR ao invés de um vírus real para testar um antivírus, é a garantia de que o computador não será infectado. Confira a página completa, clicando aqui.

O método EICAR utiliza de um comando para verificar a eficiência do seu antivírus, e o comando é o seguinte:

X5O!P%@AP[4\PZX54(P^)7CC)7}$EICAR-STANDARD-ANTIVIRUS-TEST-FILE!$H+H*

Copie o comando e cole no bloco de notas de seu Windows e depois na hora de salvar, altere o seu nome para teste.com. Galera podem ficar tranquilos que não acontecerá nada ao seu computador.



Vejam que na hora que for salvar o antivírus já será acionado automaticamente, reconhecendo como um malware.


Em meu exemplo o Avast Antivírus o detectou na hora que foi salvo e o excluiu automaticamente. Se o seu antivírus não fez nada, verifique se ele está desativado ou desatualizado.

Quaisquer dúvidas postem nos comentários.

Compartilhe também :
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lucas Browser

Sobre o autor

Lucas Browser é graduando em Análise de Sistemas, blogueiro nas horas vagas e sempre ligado em tecnologia, para me conhecer melhor acesse a página de Perfil.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário