Nero - Aprenda a gravar CD ou DVD de Dados

Aprenda a criar CD ou DVD de Dados usando o Nero

O Nero é um software usado para gravação de mídias de CD, DVD e Bluray. Se não tiver o software instalado em seu micro, clique aqui.

O método de Dados é a forma mais usada para a gravação de CDs e DVDs. Por ele poderá gravar seu CD de músicas, fotos e arquivos em geral. Então se pensou em guardar algo em alguma mídia de CD, opte pela opção de Dados.


Pré Requisitos

Software Nero instalado
1 Mídia de CD ou DVD


Começando o tutorial

Com CD ou DVD em mãos, coloque-o na bandeja do seu drive e abra o software Nero. Em nosso tutorial usaremos o Nero 7, é a versão que eu mais gosto de usar e também a coloquei a disposição.

Passo 1 - Assim abra o programa e logo no topo tem uma opção para escolher qual mídia será utilizada, escolherei DVD, mas se você escolher CD a forma de gravação é a mesma. Depois clique na imagem de uma Folha de Papel e lá aparecerá Criar DVD de Dados. Veja conforme a Figura 1.

Figura 1 - Gravação de Dados.

Passo 2 - Assim abrirá uma nova janela, onde adicionaremos os dados a serem gravados, para isso clique no botão Adicionar e vá a pasta onde estão os arquivos. Depois de selecionado os arquivos clique no botão Adicionar e depois Cancelar.

Figura 2 - Escolhendo um arquivo a ser gravado.

Passo 3 - Com o arquivo escolhido, veja que há um limite de gravação. No rótulo do DVD mostra 4.7 GB, mas na hora de gravar usando o Nero aparece 4,5 GB. Este detalhe é muito importante, pois o ideal é ser gravado por medida de segurança até 85% da capacidade de gravação, sendo assim:

4500 * 85% = 3825 MB

Respeitando este limite a sua gravação será um sucesso. Com os arquivos escolhidos cliquem em Avançar conforme na Figura 3.

Figura 3 - Arquivo escolhido.

Passo 4 - Na janela Opções finais de gravação pressione a seta em destaque para que possamos escolher a Velocidade de Gravação. Onde:

CD: Abaixo dos 24X, sendo 24X a velocidade normal.
DVD: Abaixo dos 4X, sendo 4X a velocidade normal.

Escolhi por exemplo a velocidade de 4X, uma informação importante, nunca devemos gravar na velocidade máxima, pois a chance de perder o CD são grandes e os arquivos ficam mal gravados, corrompendo-os assim.

Outro detalhe a ser observado - que também está em destaque na Figura 4 - é a opção Permitir que arquivos sejam adicionados mais tarde (multisessão). Isto se deve pelo fato se sobrar muito espaço, novos arquivos poderão ser adicionados ao DVD gravado, não havendo nenhum problema depois.

Figura 4 - Preparando o CD.

Assim com os detalhes explicados e marcados, agora é só apertar Gravar. Pronto, espere seu DVD terminar e ele sairá automaticamente da bandeja com a mensagem de que os Dados foram gravados com sucesso.

Compartilhe também :
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lucas Browser

Sobre o autor

Lucas Browser é graduando em Análise de Sistemas, blogueiro nas horas vagas e sempre ligado em tecnologia, para me conhecer melhor acesse a página de Perfil.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário