Por que os HDs não têm o tamanho que está no rótulo?

Saiba porque o tamanho contido nos rótulos de HD não é o que realmente ele tem

Eis uma grande questão que muitas pessoas fazem nos fóruns pela internet, por que quando compro um HD de 500 GB ele não é de 500 GB e sim 465 GB?

Isto se deve pelo fato dos fabricantes não aderirem a real medida dos bytes, onde a sua escala é formada por 1024 bytes, mas estes adotam 1000 bytes, assim vem a diferença. Você pode conferir a tabela completa dos bytes e entender melhor como que funciona esta medida de grandeza, clicando nesta postagem - Conheça as unidades de medida da informática.


Para saber melhor vamos fazer uma conta simples

Vamos tomar como exemplo um HD de 160 GB. De acordo com os fabricantes 1 KB equivale a 1000 bytes, então 160 GB é igual a 160.000.000.000 bytes. Onde adota-se:

GB = bilhões de bytes
MB = Milhões de bytes e assim por diante.

Mas como vimos na postagem anterior 1 KB na realidade é 1024 bytes, pois é o valor usado pelo Sistema Operacional . Então para isto o correto seria:


160.000.000.000 bytes  /  1024³  =  149 GB


Sendo assim um HD de 160 GB na realidade ele é: 149 GB. Outro fator de explicação para isto, é o marketing. Os fabricantes não irão vender um HD de 149 GB, então fica mais fácil arredondar o valor para 160 GB.

Isto também vale para pendrives, cartões de memória e HDs externos. Então se você pensa que foi enganado pelo vendedor, fique tranquilo que de fato realmente vem de fábrica.

Por isso, analise antes de adquirir algum disco de armazenamento, qual é a sua real necessidade para com ele, assim não terá surpresas. Para maiores informações:

Você usa corretamente as grandezas da informática:

Compartilhe também :
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lucas Browser

Sobre o autor

Lucas Browser é graduando em Análise de Sistemas, blogueiro nas horas vagas e sempre ligado em tecnologia, para me conhecer melhor acesse a página de Perfil.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário