Redes - Configurando uma rede ponto-a-ponto - Introdução

Criar e configurar uma rede entre dois computadores




Começando a segundona com uma ótima postagem, aqui iremos aprender a como criar e configurar uma rede ponto-a-ponto. Mas o que vem a ser uma rede ponto-a-ponto?

Uma rede considerada ponto-a-ponto significa que ele é interligada entre dois computadores através de um cabo, denominadamente chamado de crossover.

A necessidade de se criar uma rede deste estilo se dá pelo fato de geralmente possuir um computador conectado a internet e quando precisar conectar um segundo computador compartilhando com este primeiro sem a conexão de um periférico de rede.
Geralmente usamos desta forma de rede quando precisamos compartilhar algum arquivo ou até mesmo internet. Vimos em uma postagem anterior algo semelhante, só que de forma sem fio, como na postagem sobre Ad-hoc como configurar uma rede wireless sem roteador.





Este tipo de rede pode ser feito com ou sem internet, pois é importância dela é tanta que você pode compartilhar arquivos, impressoras, jogar em rede sem mesmo necessitar de internet, basta que ambos os micros estejam conectados através do cabo.

Agora se precisar compartilhar a conexão com a internet é necessário que o computador que recebe a conexão tenha duas placas de rede, pois uma é de recepção e outra para a emissão do sinal a outro micro. Por exemplo, se um computador recebe pela placa de rede  sem fio a outra placa que no caso é a onboard (placa que já vem embutida no micro) manda pelo cabo ao computador que receberá o compartilhamento.

Outro detalhe com relação ao compartilhamento da internet, é necessário que o micro que recebe a conexão esteja ligado para mandar ao outro, ou seja, para o segundo computador ter internet o outro terá de ser ligado, assim ficando dois micros ligados, e aguenta a conta de energia no final do mês, rsrsrsrs.

Logicamente se não quiseres ter os dois micros ligados, terá de comprar um hub ou switch, mas não é o propósito no momento para este tutorial.


Pré requisitos

  • Computador conectado ou não com a internet
  • Ter duas placas de rede
  • Cabo de rede Par Trançado UTP RJ-45


Tipo de Cabo utilizado


Todos dizem que é necessário ter um tipo de cabo chamado Crossover para fazer este tipo de rede, posso dizer o seguinte a vocês que qualquer tipo de cabo de rede par trançado pode ser utilizado neste tutorial, poderá comprar até pronto, isso vai depender de quantos metros precisará. 


Um único cabo de rede pode ser usado até o comprimento de 100 metros, se passar terá de usar um periférico repetidor de rede. Esses cabos podem ser facilmente encontrados em lojas de materiais elétricos, assistências técnicas, entre outros. Em breve em um post mais técnico explicarei sobre vários tipos de cabos e suas utilizações. Resumindo, precisou de um cabo de rede, pode comprá-lo pelo tipo direto ou crossover que ambos funcionarão em nosso tutorial. Lembrando que o cabo deve ser do tipo RJ-45 UTP, como da figura ao lado.




Paramos por aqui nesta primeira parte, vimos uma introdução daquilo que precisa para montar uma rede ponto-a-ponto, no próximo tutorial veremos a questão de configuração de compartilhamento com a internet. Veja o próximo tutorial:


Configurando uma rede ponto-a-ponto - Compartilhando internet.


Se você gostou do tutorial, comente aí!

Compartilhe também :
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lucas Browser

Sobre o autor

Lucas Browser é graduando em Análise de Sistemas, blogueiro nas horas vagas e sempre ligado em tecnologia, para me conhecer melhor acesse a página de Perfil.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário