Redes - Criando uma rede com Windows 7

Aprenda a colocar os computadores em rede usando o Windows 7

Em nossa série de postagens sobre compartilhamento, neste veremos como colocar os computadores em rede utilizando o Sistema Operacional Windows 7, isto serve tanto para ponto-a-ponto quanto para uma rede com vários computadores.

É um procedimento muito simples de fazer utilizando o Windows 7. Para dar início ao tutorial vá até a Central de Rede e Compartilhamento usando o seguinte caminho:

Iniciar - Painel de Controle - Central de Rede e Compartilhamento - Alterar as configurações de compartilhamento avançadas.

Utilizaremos do método Público que é o mais simples, também há outra forma de se fazer utilizando a Rede Doméstica, isto será em um post mais adiante. Assim estamos na configuração de compartilhamento avançadas, conforme na Figura 1.

Figura 1 - Configuração de Compartilhamento avançado.

Aqui nesta configuração habilitaremos o computador para uso na rede. Detalhamos as configurações da seguinte maneira:

Descoberta da rede - Ativar descoberta da rede.

Compartilhamento de arquivo e impressora - Ativar compartilhamento de arquivo e impressora para que possamos compartilhar as nossas pastas e impressora.

Compartilhamento de pasta pública - Ativamos também esta opção para que fique mais simples os nossos compartilhamentos.

Compartilhamento de mídia - Aqui não fazemos nada.

Conexões de Compartilhamento de arquivos - Pode deixar em 128 bits.

Compartilhamento protegido por senha - Desativamos, para quando alguém for acessar o seu micro pela rede não será solicitado uma senha.


Estas configurações devem ser feitas em todos os micros participantes da rede. Depois de feitas as alterações clique em Salvar Alterações.


Colocando os micros em rede

Para colocarmos os micros em rede, fazemos uma simples alteração. Lembrando que este passo deve ser seguido por todos os micros. 

Assim clique com o botão direito em Computador - Propriedades - Alterar Configurações, conforme a Figura 2.

Figura 2 - Alterar configurações.

Depois de Alterar configurações vá em Nome do Computador e clique no botão Alterar. Assim coloque o Nome do Computador conforme queira e depois em Grupo de Trabalho, escolha um nome para que seja usado em todos os computadores da rede, ou seja, todos os micros da rede devem ter o mesmo nome do Grupo de Trabalho. Veja como que ficou a minha configuração na Figura 3, por exemplo:

Figura 3 - Alterando nome e grupo de trabalho.

Assim todos os micros devem ter o mesmo Grupo de Trabalho, é aqui que os computadores ficam em rede. Depois de alterado, pressione Ok e reinicie o seu micro.


Finalizando a configuração

Depois de reiniciado o seu micro já se encontra em rede. Para verificar se os computadores estão rede vá em Computador e depois Rede, assim aparecerão os micros conectados a ela.

Há também uma forma de acessar os micros individualmente de forma rápida. Vamos tomar como exemplo que quero acessar o MICRO04 diretamente pela rede, para isto basta que abra o menu Executar, pressione a tecla Windows + R. Assim digite o nome do computador precedido por duas barras ao contrário, conforme a Figura 4.

Figura 4 - Acessando o micro pelo executar.

Assim você consegue acessar o Micro04 diretamente. Então terminamos por aqui a nossa configuração de rede utilizando o Windows 7. Espero que tenham gostado. Quaisquer dúvidas com relação ao procedimentos, postem nos comentários. Abraços.

Compartilhe também :
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lucas Browser

Sobre o autor

Lucas Browser é graduando em Análise de Sistemas, blogueiro nas horas vagas e sempre ligado em tecnologia, para me conhecer melhor acesse a página de Perfil.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário