Windows 7 - Técnicas de pesquisa de arquivos no computador

Conheça técnicas variadas de pesquisas de arquivos dentro do seu computador



A medida que usamos muito o computador para fazer trabalhos, guardar arquivos multimídias, entre outros. Faz-se uma grande quantidade de arquivos armazenados que na maioria das vezes quando vamos procurá-los, não o encontramos. Chegando até dar como perdido, sendo que pode estar em uma pasta bem próxima, porém bem escondido e camuflado. Através deste tutorial mostrarei a vocês técnicas básicas e avançadas de pesquisa de arquivos dentro do seu micro e quando for solicitado chegará mais rápido ao mesmo.




Pré Requisitos

Windows 7 instalado no micro.


Iniciando o tutorial

Neste tutorial trabalharemos utilizando o Windows 7 como Sistema Operacional, em um próximo mostrarei como fazer no Windows XP, pois são caminhos distintos.

Iniciaremos com a forma básica de busca através do menu Iniciar, ao abrir a primeira opção que aparece é Pesquisar Programas e Arquivos, nele escrevemos o nome exato do arquivo ou apenas parte. Vejamos se pesquisar pela palavra Windows conforme na Figura 1.

Figura 1 - Pesquisa no Windows.

Conforme destacado na Figura 1, ao pesquisar pela palavra Windows ele retornou todos os resultados possíveis relacionados a palavra Windows. Outro fator importante, neste método de pesquisa ele procurará apenas no Disco Local C:, se o disco do seu computador estiver particionado, ou seja, se houver um Disco Local D: ele não buscará. Verifique se há um Disco particionado abrindo a pasta Computador que está em Iniciar - Computador.

Figura 2 - Composição do Meu Computador.

Se quiseres pesquisar no Disco Local D:, que geralmente usamos para armazenar todos os dados, isto mostrarei mais adiante no decorrer do tutorial.

Voltando a nossa pesquisa feita anteriormente através da palavra Windows, veja que no rodapé apareceu a mensagem Ver mais resultados. Clique nela e será mostrado mais resultados relacionados. Ampliando assim as chances de sucesso ao encontrar um arquivo.

Figura 3 - Pesquisa mais detalhada.

O retorno da pesquisa se dá pelo nome do arquivo, parte do nome do arquivo e até mesmo se há dentro do arquivo algo relacionado ao nome, ampliando assim as chances de encontrar algo.


Atalho rápido de programas

Utilizamos deste método para chegar mais rapidamente aos programas que queremos utilizar, por exemplo, você quer usar a Calculadora, basta digitar a palavra calculadora no campo de pesquisa e assim exibirá o programa pesquisado, conforme a Figura 4.

Figura 4 - Atalho de programa.

Assim qualquer programa que esteja instalado em seu micro, basta digitar parte do nome correspondente e assim chegará ao mesmo. Se queres abrir o Microsoft Word ou Power Point, basta digitar word ou power point respectivamente.


Pesquise por Data de modificação

Você também pode localizar algum arquivo pesquisando pela data em que foi feito ou modificado, para isto teremos de mudar de local de pesquisa, abra Iniciar e depois vá a opção Computador. Na parte Superior à direita se encontra a opção Pesquisar Computador, veja em destaque na Figura 5. 

Figura 5 - Localizando arquivos pelo Computador.


Lá digite a data desejada, coloquei por exemplo, a data de hoje 28/07/2012 e depois pressione Enter. Veja como ficou o resultado na Figura 6.

Figura 6 - Pesquisa por data.

Através da pesquisa feita dentro do diretório Computador as chances são maximizadas, pois ele busca em todos os locais possíveis o arquivo em questão em seu computador, inclusive no Disco Local D:. Até mesmo se houver um pendrive conectado, também fará parte da busca.


Procure através de formatos de arquivos

Este é um método avançado de busca, onde buscamos pelos formatos dos arquivos através de caracteres coringas. Digamos que você queira listar todas as planilhas de seu computador. Assim basta digitar *.xls ou *.xlsx que todas as planilhas aparecerão no resultado, pois o formato de arquivo de planilha do Excel é .xls.

Figura 7 - Pesquisa por formato de arquivo.

As buscas são ordenadas em forma decrescente por data de modificação. Veja alguns dos formatos mais usados:


Microsoft Word: .doc, .docx
Microsoft Power Point: .ppt, .pps, .ppsx, .pptx
Microsoft Excel: .xls, .xlsx
Arquivos PDF: .pdf
Imagens: .jpg, .gif, .bmp, .png
Músicas: .mp3, .wma
Vídeos: .mp4, .avi, .rmvb, .flv, .mpg, .wmv, .3gp
Compactados: .rar, .zip, .7z

Listei apenas os mais utilizados, cada programa possui uma particularidade de formatos, assim seria muito difícil listar todos os formatos. Basta utilizar estes listados acima e usufruir da pesquisa.






Conclusão

Assim concluímos este tutorial com alegria de dever cumprido, pois este ajudará muitas pessoas a localizarem os seus arquivos até então perdidos, solucionando diversos problemas e agilizando as buscas desde as mais básicas até as mais avançadas. Se tiverem mais sugestões de busca compartilhem conosco nos comentários abaixo.

Compartilhe também :
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lucas Browser

Sobre o autor

Lucas Browser é graduando em Análise de Sistemas, blogueiro nas horas vagas e sempre ligado em tecnologia, para me conhecer melhor acesse a página de Perfil.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário