Windows - Como preparar um pendrive bootável para formatação

Neste tutorial veremos como preparar um pendrive para formatação e instalação do Windows, não somente a este sistema como também para outros. É normal formatarmos o micro usando um cd ou dvd de instalação, mas com a grande demanda de netbooks, não há outro jeito senão formatar usando um pendrive bootável. Aí que mora a questão, não é simplesmente você pegar os arquivos de um cd e jogar no dispositivo portátil. Isso deve ser feito utilizando programas que visam preparar o seu pendrive para que ele torne bootável.

Neste exemplo utilizaremos do programa WinSetupFromUSB, é através dele que faço meus pendrives bootáveis. Para baixá-lo clique na imagem abaixo:



Primeiramente devemos observar a capacidade dos pendrives. Em nosso exemplo, utilizaremos o Windows XP, este requer um pen drive de 2 GB tranquilamente, mas se por acaso forem instalar o Windows 7 será necessário ter um de 8 GB.


Começando a Preparação

Para começar a preparar o pendrive com o Sistema Operacional, antes salve todos os seus arquivos que estão nele, pois no processo de preparação ele formatará o seu pendrive. Além disso coloque o CD com o Sistema Operacional no seu micro. Depois de feito estes procedimentos, então vamos abrir o programa. Ele não requer instalação pois é autoexecutável. Esta é a tela inicial do aplicativo, conforme a Figura 1.

Figura 1 - Tela inicial do aplicativo

Com o programa aberto clique na opção RMPrepUSB, é esta opção que é feita toda a preparação do pendrive, dentro dela destaquei as opções a serem observadas como:

1 - NTFS: é o tipo de sistema de arquivo a ser escolhido em casos de boot, com esta opção ele converte o pendrive para o sistema NTFS.

2 - Prepare Drive: é nesta opção que é feita toda a preparação.

3 - Exit: Depois de encerrada a preparação é só sair.

Veja estas opções na Figura 2 conforme abaixo:

Figura 2 - Tela de preparação do pendrive.

Depois de ter pressionado o botão Prepare Drive, confirme as opções que forem solicitadas e sistema fará tudo automaticamente, depois de feito ele emite esta mensagem conforme a Figura 3.

Figura 3 - Tela de confirmação do processo de preparação.

Depois de confirmado o processo de preparação, pode pressionar o botão Exit para sair desta área, vejam que vocês retornaram a opção anterior onde agora escolheremos qual Sistema Operacional será copiado para o pendrive - em nosso exemplo escolhemos o Windows XP e depois selecionar em qual local está o seu CD de instalação conforme a Figura 4.

Figura 4 - Escolhendo o Sistema Operacional a ser copiado.


Logo após ter clicado no botão indicado na figura anterior você será direcionado a clicar no drive onde está o seu CD de instalação conforme a Figura 5.

Figura 5 - Escolhendo o drive.

Depois de escolhido o drive onde está o CD de instalação agora é clicar em OK e esperar algo em torno de 30 minutos dependendo o seu hardware , para concretizar o processo de cópia do Windows para o pendrive.

Figura 6 - Confirmar a cópia.

Depois de terminado o sistema emitirá a mensagem de Job Done, onde quer dizer o processo de cópia foi efetuado com sucesso e que agora você poderá usar o seu pendrive bootável com o Sistema Operacional e começar a formatar o computador.

Chegamos ao fim de nosso tutorial espero que tenha sido de bom proveito e se ficou alguma dúvida coloque nos comentários para que possamos ajudá-lo.

Compartilhe também :
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lucas Browser

Sobre o autor

Lucas Browser é graduando em Análise de Sistemas, blogueiro nas horas vagas e sempre ligado em tecnologia, para me conhecer melhor acesse a página de Perfil.
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

ooo bacana, vou faser, é muito pratico e interessante.

Com certeza Alessandro...hoje em dia a demanda de netbooks está bem crescente e por isso exige que usemos pendrives.

Opaa... éssa eu não sabiaa, vou testa aqui.ShowW!

Postar um comentário