Tutorial - Como alterar o tamanho de várias fotos ao mesmo tempo

Neste tutorial aprenderemos a como alterar o tamanho de várias fotos ao mesmo tempo

Você tirou várias fotos do seu final de semana, e com certeza vai querer colocá-las na sua rede social favorita, porém dependendo da resolução das imagens este serviço pode-se tornar demorado demais por conta do tamanho de cada imagem e sua velocidade de conexão.
-->

Assim a idéia do tutorial é mostrar-lhe como alterar o tamanho de várias imagens ao mesmo tempo, tornando-as assim mais leves para serem postadas.

Utilizaremos do software Photoscape para a realização deste serviço, é um programa gratuito e muito simples de utilizar. Para fazer o download do software clique aqui.


Baixando o programa

Após baixar o programa, você deve descompactá-lo pois o mesmo se encontra zipado, se você não sabe descompactar veja este tutorial: Como usar o Winrar para extrair os seus arquivos

Outro detalhe importante, o programa é Portable (portátil), ou seja, não requer instalação,  basta abrir a pasta e dê duplo clique no ícone onde está escrito Photoscape, assim o programa abrirá com as suas devidas opções. Através disto você pode levar o programa para onde quiser e utilizar sem precisar instalar, isto é muito legal, não é?


Iniciando o tutorial

Ao abrir o programas, logo no topo tem um menu com as suas principais opções, dentre elas se encontra Editor em lotes, clique nela, conforme destacado na Figura 1.


Figura 1 - Editor em lotes Photoscape.

Nesta opção que faremos o nosso tutorial, quando se fala em edição em lotes, significa que são alterações feitas em várias fotos ao mesmo tempo.

Com o Editor de lotes aberto, conforme a Figura 2.


Figura 2 - Configuração do Editor de lotes.

Assim é a tela de configuração do editor de lotes, e nele as numerei para explicar melhor, onde:

1 - É o local onde você vai buscar a pasta que contém as suas fotos a serem trabalhadas, em nosso exemplo, utilizei da pasta Fotos que se encontra na minha Área de trabalho.

2 - Depois de clicado na pasta onde estão as fotos, elas aparecem neste local, sendo assim você as deve selecioná-las e arrastá-las no campo onde se pede: Solte sua foto aqui.

Depois de soltar as fotos, elas ficarão da mesma forma que está na Figura 3.


Figura 3 - Fotos selecionadas.

O próximo passo é fazer a sua configuração. Mas antes, gostaria que observassem o tamanho das fotos. Logo no rodapé mostra a resolução em que encontra, em nosso exemplo está em 1024x768. Quando você tira fotos com sua câmera digital esta resolução passa facilmente de 2280x1800, assim elas ficam muito pesadas pois a resolução está bem alta.

A principal idéia é diminuir a sua resolução para que fiquem mais leves. Em meu exemplo vou atribuir a resolução de 800x600. Para alterar a resolução verifique a opção Redimensionar e nele está atribuído o valor de Tamanho original.


Figura 4 - Configuração.
Onde está escrito Tamanho original, mude para Ajustar largura e coloque a largura que deseje, em meu exemplo, utilizarei da largura de 800, pode-se utilizar 1024, pois fica bem melhor.

Depois escolha a opção Ajustar altura e coloque 768, em meu exemplo colocarei 600.

Veja que agora ficou com a Largura e Altura conforme escolhidos. Estas modificações implicarão em todas as fotos que foram selecionadas.

Após a modificação clique no botão que está logo acima escrito Converter Todos. Assim abrirá uma janela com várias configurações, conforme visualizado na Figura 5.


Figura 5 - Após a conversão.

Não vou entrar em maiores detalhes nestas configurações para que o tutorial não fique muito extenso. Assim pode-se clicar no botão Salvar, o programa carregará e aplicará as configurações em todas as fotos e depois exibirá a mensagem de Conversão Concluída com Sucesso.

Com isto o programa criou automaticamente uma pasta chamada output dentro da pasta onde estão as suas fotos que foram utilizadas, dentro dela estão as fotos convertidas com o seu tamanho reduzido, facilitando assim a sua inserção nas redes sociais ou sites diversos.

Chegamos ao fim de mais um tutorial do blog Lucas Browser, espero que tenham gostado e acompanhe a nossa fanpage no Facebook. Abraços.

-->

Compartilhe também :
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lucas Browser

Sobre o autor

Lucas Browser é graduando em Análise de Sistemas, blogueiro nas horas vagas e sempre ligado em tecnologia, para me conhecer melhor acesse a página de Perfil.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário