Dicas - Conheça os vários formatos de vídeo

Através destas dicas vocês conhecerão os vários formatos existentes de vídeos


Ao baixar algum vídeo, sempre notamos qual é o tipo de formato que este contém, como também a sua qualidade no geral. A ideia deste tutorial é mostrar a vocês quais são os tipos de formatos de vídeos para que possam então escolher qual o melhor a ser adotado. Principalmente na hora de baixar algum arquivo de vídeo, conforme visto em - Como baixar filmes e séries. E também arquivos de vídeos baixados do youtube, como visto em - Como baixar vídeos do Youtube usando o Atube Catcher.

Além disso com o grande crescimento dos eletrônicos como: TV Digital, Smartphone, Tablet, iPad, Bluray Player, Play Station 3, XBox, entre outros, vale a pena observar quais os tipos de formatos de vídeos por eles suportados. Sempre a observar em seu manual de instrução.

Em geral os formatos mais conhecidos de vídeo são: MP4, AVI, MPEG, MKV, RMVB, etc. Assim detalharemos com as suas particularidades.




Antes de tudo...

É importante explicarmos, caso você opte a escolher um formato que mais lhe agradou e quer que rode o vídeo em seu computador, é necessário que instale um pacote de codecs, a fim de garantir a reprodução do arquivo de vídeo escolhido. Para isto acompanhe a nossa postagem que fizemos em: Como rodar filmes baixados em seu computador.


Formatos de vídeo

Aqui neste capítulo mostraremos os formatos de vídeo mais conhecidos e usados atualmente.

AVI
É um dos formatos mais utilizados atualmente e compatível com a maioria dos aparelhos eletrônicos como TVs, por exemplo, este foi criado pela Microsoft para ser sua extensão padrão para vídeos. Ele se destaca pela sua qualidade na reprodução e está presente em grande maioria dos filmes e séries para download na internet.

RMVB ou RM
Outro formato bem conhecido na rede, pelo fato de ser mais leve de ser baixado, porém com qualidade razoável. Este ganha adeptos pelo seu tamanho que chega a ser a metade de um arquivo AVI. Para quem tem uma internet um pouco lenta é um prato cheio.

FLV
Formato de vídeo em flash e é encontrado em sites de Vídeo como Youtube, Dailymotion, etc. Sua qualidade é média, pelo fato de ser em flash, então possui um tamanho reduzido também.

3GP
Formato muito comum para aparelhos de celular, é o tipo de vídeo suportado por grande parte dos celulares. É destaque também por ser um arquivo bem leve, além disso sua qualidade é inferior ao FLV.

MKV
Formato de altíssima qualidade, foi feito para desfrutar da qualidade das TVs LED ou LCD Full HD, com ele você obtém o máximo da qualidade HD, porém o tamanho de um único arquivo de vídeo em MKV pode passar facilmente dos 2 GB. Mas para quem aprecia um ótima qualidade em vídeo, este é o recomendado.

WMV
Windows Media Video é um dos pioneiros dos arquivos em vídeo, com qualidade boa e é compatível com grande maioria dos reprodutores multimídia.

VOB
É o tipo de formato de vídeo presente nos filmes gravados em DVD que encontramos nas locadoras, este formato roda em aparelhos de DVD e Bluray.

MPEG
Formato parecido com o VOB, sua intenção também é ser utilizado por aparelhos de DVD e Bluray, possui uma qualidade inferior ao VOB.

MP4
Formato comum aos aparelhos portáteis, tem uma boa qualidade de vídeo.

MOV
É um formato criado pela Apple, para reproduzir este arquivo em seu computador é necessário a instalação de um codec, como foi apresentado aqui no blog, através da postagem - Como rodar um filme baixado.





Aqui mostramos as diferenças entre estes formatos mais utilizados de arquivos de vídeo, fica a seu critério escolher o melhor formato para a sua execução. Caso opte por mudar o formato do vídeo que tenha, aconselho utilizar um conversor de arquivos, para isto destaco o programa Format Factory. Em breve farei um tutorial sobre como utilizar este magnífico software, a sua instalação é bem intuitiva.

Compartilhe também :
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lucas Browser

Sobre o autor

Lucas Browser é graduando em Análise de Sistemas, blogueiro nas horas vagas e sempre ligado em tecnologia, para me conhecer melhor acesse a página de Perfil.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário