Tutorial - Guia de Pesquisa do Google

Aprenda técnicas de pesquisa do maior buscador de sites da internet



Quando pesquisamos algo na internet primeiramente recorremos ao famoso Google, seja qual for o assunto o maior buscador da internet está em pauta. Sempre pesquisamos de maneira simples obtendo inúmeros resultados, porém com estas técnicas vocês aprenderão a filtrar ainda mais as suas buscas, as tornando mais rápidas e objetivas.

Sendo assim, quando fores pesquisar, estarão aptos a utilizar das técnicas fornecidas para melhor aproveitamento de suas pesquisas. Então vamos começar a entender como funcionam estas técnicas.




Utilize de palavras-chave na hora da pesquisa

É muito comum acontecer de a pessoa colocar a pergunta completa no buscador em casos de trabalho de escola e de faculdade, porém um forma mais criteriosa seria utilizar de palavras-chave de busca. Vamos ver um exemplo:

"Em que ano começou a Segunda Guerra Mundial?"

Ao invés de colocar toda a questão, basta utilizar da palavra-chave: Segunda Guerra Mundial, onde irá obter os resultados relacionados a palavra-chave contendo todos os assuntos necessários.

Mas ainda é uma forma simples de pesquisa, pois aborda vários resultados, muitas vezes não sendo o que está procurando. Uma forma de filtrar ainda mais as suas buscas, vocês verão a seguir com o uso das aspas " ", sinal de - e +.


Ao pesquisar utilize das aspas (" ")

Para compor melhores resultados na pesquisa, utilize das aspas para filtrar as suas pesquisas, através delas você irá obter o resultado exato daquilo que está procurando. Veja no exemplo da imagem abaixo:

Pesquisa no Google com aspas.

Veja na imagem, que ao digitar as palavras entre aspas, o google nos devolve o resultado exato daquilo que procuramos, é uma forma muito eficaz de filtrar as suas pesquisas.


Utilize os sinais de subtração(-) e adição(+) nas pesquisas

Outra forma super interessante de pesquisa é a utilização dos sinais de adição e subtração nas palavras.

Vamos começar com o sinal de subtração, quando pesquisamos algo é comum virem muitos resultados, mas muitos deles não condizem com o que está procurando, assim você pode eliminá-los usando o sinal de subtração. Vamos ao exemplo:

Pesquisa com sinal de subtração.

Veja que ao colocar o sinal de subtração na palavra computador que está depois da palavra vírus, os resultados virão com tudo que está relacionado a vírus menos ao que se relaciona com a palavra computador.

Já com o sinal de adição ocorre ao contrário, ele força a adição de mais uma palavra-chave, veja no exemplo da figura abaixo:

Pesquisando utilizando do sinal de adição.

Vimos então como que funciona com o sinal de adição ao incrementar mais uma palavra-chave nos meios de busca.


Utilizando do sinal coringa asterisco (*)

Com a utilização do asterisco a sua pesquisa fica ainda mais interessante, ele funciona como uma espécie de sinal coringa, onde completa os dados com a palavra mais apropriada. Por exemplo, ao colocarmos o sinal de asterisco nas palavras arroz e feijão, como:  Arroz*Feijão.

O google retornará com resultados como: arroz com feijão, arroz e feijão, entre outros. Por isso que é chamado de coringa, veja na imagem abaixo:

Pesquisa com sinal de asterisco.

Viram que filtro de pesquisa interessante é este com o asterisco, façam ai os testes com as palavras que vocês pesquisam.


Utilize do operador OR nas buscas

Com o auxílio do operador booleano OR, você maximiza as suas pesquisas entre duas ou mais palavras-chave, necessariamente tem de ser digitado com letras maiúscula a palavra OR, vejamos o exemplo na imagem abaixo:

Pesquisa com operador booleano OR.

Ao colocarmos orkut OR facebook, o google nos retorna o resultado de ambas as pesquisas digitadas, isto é muito interessante.


Finalizando

Estas foram as dicas iniciais deste guia de pesquisa que estou formulando, contem tutoriais adiante mostrarei mais técnicas de pesquisas neste incrível buscador, pois há inúmeras delas, uma mais interessante que a outra. Então fiquem ligados nas novidades do blog.





Compartilhe também :
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lucas Browser

Sobre o autor

Lucas Browser é graduando em Análise de Sistemas, blogueiro nas horas vagas e sempre ligado em tecnologia, para me conhecer melhor acesse a página de Perfil.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário