Tutorial - Como escolher o nobreak ideal?

Veja neste tutorial como escolher o nobreak ideal para o seu computador

Vimos no tutorial anterior - O que é um nobreak? - em que conhecemos com detalhes este equipamento essencial para a segurança de seu micro. Neste detalharemos como se deve escolher um nobreak para o que se pretende utilizá-lo. E o X da questão está relacionado com a sua medida, que é o Volt Ampère (VA).



Como escolher o seu nobreak?

Para conectarmos os aparelhos eletrônicos no nobreak, devemos saber qual é a sua real potência, a medida utilizada de potência nos eletrônicos é o Watt (W), então é muito importante sabermos quantos Watts tem o aparelho a ser ligado no nobreak, pois se a potência for maior que o limite do nobreak, o mesmo não desempenhará a sua real função de proteção.




Vamos colocar um computador por exemplo, a sua potência varia de 200 Watts até 550 Watts, vamos usar como exemplo um computador simples, com 250 Watts e um monitor LCD de !8,5 polegadas que gira em torno de 50 Watts, então somando temos o total de 300 Watts.

A medida do nobreak é o Volt Ampère (VA), para isso devemos calcular o total em Watts dos equipamentos e transformar em VA, que é a capacidade do nobreak. Para isso é usado um fator de multiplicação no valor de: 1,52. Sendo assim, transformaremos 300 Watts em VA, fazendo o seguinte cálculo:

300 W x 1,52 = 456 VA

Com isso temos o total em equipamentos somando 456 VA, isso é a demanda de um computador simples. Mas é muito importante deixarmos uma margem de segurança ao total permitido pelo nobreak. O ideal seria de 75% até mesmo para futuros upgrades. Então o nobreak ideal para este equipamento é o de 600 VA que é o mais comum. Pois:

600 VA * 75% = 450 VA

Este é o cálculo básico tendo como base um computador simples com um monitor LCD de 18,5 polegadas. Se você tem um computador mais parrudo com o que há de melhor em tecnologia podes fazer um teste com uma calculadora de potência analisando todos os hardwares de seu micro e assim dando uma soma geral. A calculadora é do site Power Suplly Calculator.





Cuidado ao conectar certos periféricos ao seu nobreak

O que vemos muito comum acontecer é um computador e uma impressora conectada ao nobreak, isto não é recomendado, já que grande maioria das impressoras tem em sua potência 1000 Watts, e além disso, você não fica com sua impressora ligada se não for usá-la. Então para isso teria que ter um nobreak adequado para este tipo de potência, e o mesmo não é nada barato.

E para isto vai a seguinte dica, sempre calcule as medidas de seus equipamentos, conforme aplicados anteriormente, antes de conectá-los a um nobreak.

Compartilhe também :
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lucas Browser

Sobre o autor

Lucas Browser é graduando em Análise de Sistemas, blogueiro nas horas vagas e sempre ligado em tecnologia, para me conhecer melhor acesse a página de Perfil.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário