Tutorial 2014 - Normas da ABNT para Trabalhos Acadêmicos

Veja como formatar corretamente o seu trabalho acadêmico de acordo com as novas regras da ABNT




A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável por reger diretrizes para a certificação de diversos trabalhos e serviços, e um destes trabalhos que se propõe é a regulamentação dos trabalhos acadêmicos. Para isto, neste tutorial será abordado o que esta associação propõe no que se diz a formatação de trabalhos acadêmicos.

É muito importante o conhecimento destas regras, para não ter dor de cabeça durante uma formatação de TCC ou artigo. Também vale ressaltar, que muitas instituições adotam algumas regras de formatação de trabalhos acadêmicos, portanto fiquem atentos ao que se pedem.

Para este tutorial faremos uso do mais famosos editor de textos - Microsoft Office Word -, nele utilizarei da versão 2010. Enfim, neste artigo abordarei a forma simples de um Trabalho Acadêmico, em posts futuros explanarei sobre a formatação de TCC.


Formatação de Trabalho Acadêmico
Um trabalho acadêmico simples está dividido em:

Capa
Folha de Rosto
Sumário
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Referências Bibliográficas

Assim vamos formatar o nosso trabalho de acordo com estas subdivisões, antes de partir para a primeira divisão que é a capa, vamos primeiramente formatar as margens do documento, então com o Word aberto, vá até o menu Layout da Página - Margens - Margens Personalizadas, veja conforme a imagem abaixo:


Com isso será aberta a Configuração da Página, e nas opções das Margens, coloquem os seguintes valores nos campos: 

Superior: 3 cm
Esquerda: 3 cm
Inferior: 2 cm
Direita: 2 cm



E na aba Papel - Tamanho do Papel, certifique de que o tipo de papel marcado esteja A4, que é o tipo padrão utilizado de folha para trabalho acadêmico. Feito estas alterações, confirme pressionando o botão OK.

Outra preparação importante é certificar do tipo de fonte que será utilizada, de acordo com as normas da ABNT, poderá utilizar das fontes Times New Roman ou Arial, preferencialmente utilizo da fonte Arial.

Agora sim podemos dar início as divisões do trabalho acadêmico, pois acabamos de formatar as margens e o tipo de papel.


Capa

A Capa do Trabalho Acadêmico deve conter as seguintes informações: Nome da Instituição, Nome do Curso, Nome Completo do Aluno, Título do Trabalho, Cidade e Ano. Veja na imagem abaixo como deve ser feita a formatação da Capa:



Feita as alterações em que se pede na imagem acima, você acaba de formatar a capa de seu trabalho acadêmico.


Folha de Rosto

Na Folha de Rosto os dados são semelhantes aos colocados na Capa, portanto você poderá Copiar e Colar (CTRl+C e CTRL+V) os dados da Capa para fins de padronização e alinhamento, assim nesta divisão faremos poucas alterações, contudo os itens participantes da Folha de Rosto são: Nome Completo do Aluno, Título do Trabalho, Nota Descritiva da natureza do trabalho, Cidade e Ano.

Uma questão interessante é a Nota Descritiva da natureza do trabalho, neste local é mencionado qual o objetivo do trabalho e a apresentação dos orientadores. Veja na imagem abaixo, como ficou a formatação da Folha de Rosto:



Um detalhe interessante apresentado na imagem acima, é o recuo de 8 cm na nota descritiva para possibilitar de fazer um alinhamento justificado, para fazer este recuo, basta utilizar a régua do Word e arrastar o indicador de recuo até ficar sobre o número 8, conforme a imagem abaixo:


Feito isso, acabamos de fazer a capa e a folha de rosto do nosso trabalho acadêmico.


Sumário

O sumário de um trabalho acadêmico é o local onde vai a numeração das páginas do elemento textual. Há algumas formas de se fazer um Sumário, onde em um post futuro dedicarei exclusivamente sobre este assunto, mas neste tutorial mostrarei através da forma de tabulação.

Como se trata de Sumário, vem a mente a numeração das páginas, as páginas de um trabalho ou TCC são contadas a partir da Folha de Rosto, mas elas só podem aparecer em seu trabalho a partir da Introdução.

Então vamos começar a fazer o nosso Sumário, continuando o nosso trabalho com o Word, digite os seguintes dados, conforme a imagem abaixo:



Veja que ao lado da palavra Introdução, coloquei o número 3, isso quer dizer o número da página a qual se refere, para isso consideramos a Folha de Rostro como página 1, logo após o Sumário como página 2 e assim a Introdução será a página 3. Feito o que se pede na imagem acima, selecione somente da Introdução até o final, conforme a imagem abaixo, e depois clique duas vezes (2x) sobre o número 15 da régua superior.



Assim será aberta a janela de configurações da Tabulação, para isso vamos configurar da seguinte maneira: Alinhamento a direita e Preenchimento: 2, veja a formatação correta na imagem abaixo:



Com a configuração feita conforme a imagem acima, confirme pressionando o botão OK.

Agora que vem a mágica de um Sumário bem organizado, clique antes do número 3 que está frente da palavra Introdução. Feito isso, pressione a tecla TAB de seu teclado, esta tecla está acima da tecla Caps Lock. Veja como que ficou depois de pressionar a tecla TAB:



Observe que ele completou automaticamente o preenchimento que escolhemos na configuração da tabulação. Com isso repito o processo com o restante abaixo, até ficar assim:



Veja como ficou bem organizado o nosso Sumário, volto a frisar, que esta é a forma simples de se fazer um sumário, veja neste tutorial como fazer um sumário automático de forma completa: Word 2010 - Como criar um sumário para Trabalho Acadêmico.


Introdução

A introdução é o local onde começamos de fato o nosso trabalho acadêmico, por ser um elemento textual, este requer formatações completas. Pois aqui começamos a apresentar aquilo que terá em seu desenvolvimento. As formatações para esta área funciona da seguinte forma:

Fonte: Arial, Tamanho: 12, Alinhamento: Justificado, Espaçamento entre linhas: 1,5 linha e Recuo de Primeira linha: 1,25 cm.

Para colocar em prática a formatação destacada acima, selecione todo o seu texto da Introdução, e depois clique na opção de Formatar - Parágrafo, conforme pode ser visto na imagem abaixo:




Assim faça as alterações conforme a imagem abaixo, e depois confirme pressionando o botão OK.




Neste tipo de formatação, muitas instituições adotam formatações próprias, podendo assim divergir das normas da ABNT, mas a essência é a mesma destacada acima, porém somente com valores alterados.

Agora falta somente adicionar os números da página, para isto veja este tutorial completo: Word 2007 - como inserir nas páginas desejadas.


Desenvolvimento e Conclusão

As regras de formatação do Desenvolvimento e da Conclusão são as mesmas aplicadas a Introdução.


Referências Bibliográficas

Nas Referências Bibliográficas vão as suas fontes de pesquisa, aqui será organizado os livros pesquisados e até sites. Neste post, limitarei a mostrar apenas dois tipos de referências: livros e sites que são os mais populares. Futuramente também farei um post exclusivo sobre este tema bem complexo.

Primeiramente vamos a organização das referências, veja como que fica os dois tipos de referências mais populares:

Livros
SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do livro em negrito. edição. Cidade: Editora, Ano.

Sites
SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. "Título do texto online em negrito". 2014. Disponível em: <http://www.lucasbrowser.com.br>. Acesso em: 29/07/2014.

A formatação das Referências Bibliográficas se dá basicamente da mesma forma da Introdução, Desenvolvimento e Conclusão, exceto que nas referências não há o recuo em primeira linha, o espaçamento é simples e pula 1 (uma) linha para cada referência citada, veja um exemplo na imagem abaixo:




Conclusão

Podemos ver que para formatar um trabalho acadêmico é um processo longo e é necessário ter muita paciência para organizar o que se pede. Mas com o tempo esta tarefa fica fácil a medida que novos trabalhos vão surgindo. Se você gostou desta postagem, coloque nos comentários. Até a próxima!




Compartilhe também :
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lucas Browser

Sobre o autor

Lucas Browser é graduando em Análise de Sistemas, blogueiro nas horas vagas e sempre ligado em tecnologia, para me conhecer melhor acesse a página de Perfil.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário