Word 2010 - Como criar um Sumário para Trabalho Acadêmico

Aprenda neste tutorial a criar um sumário para o seu trabalho acadêmico


como criar sumário automático para trabalho acadêmico


Continuando a nossa série de Trabalhos Acadêmicos, no artigo de hoje iremos abordar técnicas de formatação e criação de um Sumário ou Índice para o seu trabalho, no artigo anterior abordamos um tutorial super importante: Tutorial 2014 - Normas da ABNT para Trabalhos Acadêmicos, e nele falamos brevemente sobre a criação de um Sumário utilizando a técnica de tabulação, porém nesta técnica tudo é feito manualmente, tornando assim uma alternativa cansativa em um trabalho longo.


Como criar um sumário automático

A técnica de criação de sumário que irei abordar hoje consiste em criá-lo de forma automática, através da formatação de títulos e subtítulos. Para dar início a formatação, vamos criar títulos exemplo, então com o Microsoft Word aberto, escreva as seguintes palavras:



TÍTULO PRINCIPAL
TÍTULO PRINCIPAL 2
Subtítulo
Terciária

De acordo com as Normas da ABNT, os títulos dos trabalhos são formatados da seguinte forma:

Título principal: Fonte Arial ou Times New Roman, 12, Negrito e título em caixa alta (todas as letras maiúsculas).
SubtítuloFonte Arial ou Times New Roman, 12, Negrito.
TerciáriaFonte Arial ou Times New Roman, 12.

Mas você não precisará formatar agora, pois aqui vamos programar a formatação para torná-la automática. A primeira coisa que iremos fazer depois de ter digitado o que foi pedido, é a formatação dos Marcadores e Numeração.


Iniciando a Formatação dos Marcadores e Numeração

Nesta etapa da formatação iremos aplicar os marcadores de numeração em nossos títulos para organizá-los em capítulos do trabalho. Para isto vamos selecionar o nosso exemplo, e ir na opção de Lista de vários níveis que está no Página Inicial de formatação, e escolher a opção que está destacada na imagem abaixo:

aplicando lista de níveis no word

Veja como que ficou depois de escolhida esta opção, através da imagem abaixo:

aplicando lista de níveis no word

Em seu exemplo pode estar algumas formatações de fontes um pouco diferente do meu, mas a sequência numérica dos marcadores serão estas como aos da imagem acima, assim o que apresentaremos a seguir visa programar a formatação de estilos de fontes para os títulos de seu trabalho.


Aplicando os Estilos em seus títulos

Depois de aplicada a lista de níveis dos marcadores de numeração em seus títulos, a próxima etapa de formatação se refere a aplicação de Estilos em seus títulos. Os estilos são um conjunto de formatações a serem aplicadas a títulos para fins de prepará-los para a criação de um sumário.

Esta etapa antecede a criação do Sumário automático, os estilos que serão aplicados nos títulos se referem as opções: Título 1, Título 2 e Título 3, pois eles seguem a ordem hierárquica dos títulos, subtítulos e terciários. Assim de acordo com o nosso exemplo, aplicaremos os seguintes estilos:

Título 1 - TÍTULO PRINCIPAL E TÍTULO PRINCIPAL 2
Título 2 - Subtítulo
Título 3 - Terciário

Primeiramente o que iremos fazer é a formatação dos Estilos, na barra rápida de Estilos em seu Word, clique com o botão direito do mouse em Título 1 e depois vá a opção Modificar, veja conforme a imagem abaixo:



Assim aplique as modificações conforme a imagem abaixo:



Feita as alterações, confirme pressionando a tecla OK.

Agora clique com o botão direito do mouse na opção Título 2 (está ao lado da opção Título 1) e clique em Modificar, e repita as mesmas formatações utilizadas anteriormente no Título 1.

Agora nos resta formatar o Título 3, mas ele não aparece na lista rápida de estilos no Word, assim teremos que criá-lo. Para criar um novo estilo, clique na seta que está abaixo da opção Alterar Estilos, conforme indicada na imagem abaixo:



Assim será ativada a caixa de opções de Estilos logo abaixo, nesta caixa clique no botão Novo Estilo, conforme destacada na imagem abaixo:


Para criar e formatar o novo estilo de Título 3, faça-o conforme as orientações da imagem abaixo, depois de alteradas confirme pressionando o botão OK.

criando e formatando um novo estilo no word


Pronto, depois de criarmos o estilo de Título 3, acabamos de formatar os Estilos, o que nos resta agora é aplicá-los nos títulos.

Para aplicar os estilos nos títulos, selecione o título principal e título principal 2, depois clique na opção Título 1, assim com o subtítulo aplique a opção Título 2 e para o terciário aplique a opção Estilo Título 3 que criamos em nosso exemplo. Aplicando as modificações, o nosso exemplo ficou conforme a imagem abaixo:

estilos aplicados no word 2010


Pronto, agora finalizamos a formatação e aplicação dos estilos em nossos títulos, vamos agora para a última etapa, em que se trata da criação do sumário.


Criando um Sumário automático

Para criar o tão aguardado sumário, vamos aumentar as folhas de nosso documento, utilizando a opção de Quebra de Página, em nosso exemplo, clique antes da primeira letra do Título Principal 2 e vá a opção Inserir - Quebra de Página, conforme a imagem abaixo:



Veja que o Título Principal 2, foi empurrado para a próxima página, dando mais realidade ao nosso exemplo. 

Insira também a Quebra de Página antes do Título Principal, para isso clique antes da primeira letra do Título Principal, e vá ao menu Inserir - Quebra de Página. Assim será inserida uma nova página antes do primeiro título.

Veja que agora temos 3 páginas em nosso documento, na primeira página que ficará o nosso Sumário. Agora partiremos para a numeração das páginas.

Para numerar as páginas, é importante conhecer as regras de numeração para formatar de acordo com as Normas da ABNT, em um Trabalho Acadêmico as páginas são contadas a partir da Folha de Rosto, mas o documento só é numerado a partir da Introdução. Para numerar as páginas corretamente, veja este tutorial: Word 2007 - Como inserir números nas páginas desejadas.

Aplique as dicas citadas no tutorial anterior, deixando a primeira página sem a numeração, pois no Sumário de um trabalho não vai a numeração de página.

Com os números das páginas devidamente colocados, vamos para a parte mais fácil. Clique na primeira página (que está em branco) e vá ao menu Referências - Sumário. Escolha o Sumário Automático 1, conforme a imagem abaixo:

criar sumário automático no word 2010


Feito isso, veja a mágica do Sumário automático em seu trabalho acadêmico. Este Sumário você pode formatá-lo de acordo com as Normas da ABNT.



O mais interessante disso tudo, se você alterar alguma o seu título ou acrescentar um novo, este sumário poderá ser atualizado. Vamos alterar, por exemplo, o título Terciário para Subtítulo Terciário. Faça a alteração no título que está no corpo do texto, e não no sumário. Faça a alteração, conforme a imagem abaixo:



Depois volte ao sumário criado, e clique sobre ele, que logo acima será ativada a opção Atualizar Sumário. Clique em Atualizar Sumário, e depois confirme a alteração clicando na opção Atualizar o índice inteiro. Veja na imagem abaixo:



Veja outra mágica, o seu sumário foi alterado automaticamente, isso é muito importante, pois se for um documento longo, basta alterar os títulos ou acrescentá-los que o sumário será atualizado, inclusive com as numerações das páginas.

Muito bacana este tutorial, coloque nos comentários a sua experiência.



Compartilhe também :
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lucas Browser

Sobre o autor

Lucas Browser é graduando em Análise de Sistemas, blogueiro nas horas vagas e sempre ligado em tecnologia, para me conhecer melhor acesse a página de Perfil.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário